Fique por dentro de todos os lançamentos e promoções !
Paradoxos do verde, de Gareth Doherty

Com uma abordagem multidisciplinar que combina paisagismo e ecologia, estética, design e estudos cromáticos, arquitetura, política e um trabalho etnográfico baseado em caminhadas e encontros fortuitos, Gareth Doherty analisa neste livro a presença e o imaginário da cor verde no Reino do Bahrein, país insular do Golfo Pérsico onde ela é historicamente associada à prosperidade e ao bem-estar em contraste com o deserto árido e hostil que domina a paisagem.
A análise reflexiva e multidisciplinar deste contexto exótico – tanto para os leitores brasileiros quanto para o próprio autor – torna a leitura atraente e esclarecedora, e sugere uma série de contrapontos para o pensamento sobre os mesmos temas, paradoxos e cruzamentos disciplinares em nosso país. Um dos paradoxos que está no cerne do livro é que, embora o verde da natureza seja frequentemente celebrado nas cidades como um contraponto a ambientes urbanos cinzentos, ele nem sempre é benéfico do ponto de vista ambiental, em especial em lugares áridos como o Bahrein. O apetite local pelo verde é ilustrativo de uma obsessão pelo verde urbano que permeia as cidades em todo o mundo e que se encontra em um nível extremo nesse lugar em particular, em que a vegetação está no centro das disputas políticas pela terra.
Alguns tópicos do livro:
O verde como desejo urbano: no Bahrein, a vegetação é símbolo de prosperidade, status e bem-estar — mesmo quando ambientalmente insustentável.
Cor e política: o verde, associado ao islã xiita, contrasta com o vermelho nacional, revelando como as cores assumem papéis políticos e identitários no espaço urbano.
Paisagens em tensão: o livro mostra como o verde, desejado no deserto, está no centro de disputas por terra e recursos, evidenciando paradoxos da urbanização contemporânea.
A cor como forma de pensar a cidade: Doherty propõe que refletir sobre a cor — como fez Burle Marx — é repensar o modo como criamos e vivemos os espaços urbanos.
Lições de um deserto: mesmo em um território árido, é possível reimaginar o uso da cor com sensibilidade e criatividade, ampliando o papel do paisagismo no design urbano.
Compre aqui: Paradoxos do verde Paisagens de uma cidade-estado, de Gareth Doherty
25% de desconto com o cupom Not25
-
Paradoxos do verde, de Gareth Doherty
Exploração crítica do conceito de ?verde? em contextos urbanos no Bahrein. Gareth Doherty conecta paisagismo, ecologia, cultura e design em uma obra original e provocadora. Publicado pela Editora Olhares. Leitura essencial.