Fique por dentro de todos os lançamentos e promoções !
Essas mulheres incríveis (e suas casas e cidades) esquecidas pela historia.

por Eduardo Simões, no portal NeoFeed
Em entrevista ao NeoFeed, Zaida conta que iniciou sua investigação para o livro, em 2002, quando, durante uma pesquisa na biblioteca da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, questionou-se: "Não existiam mulheres antes de nós?"
Lina Bo Bardi e Carmem Portinho, atuantes no Brasil, mas também Eileen Gray, que teve obras suas assinadas por Le Corbusier, e Aina Aalto, companheira de Alvar Aalto que projetava em parceria com ele sem créditos, são algumas das dezenas de mulheres que tiveram suas contribuições na arquitetura e no urbanismo analisadas no livro “Mulheres, casas e cidades”. Elas são citadas no belo artigo sobre o livro escrito por Eduardo Simões para o portal NeoFeed a partir de entrevista exclusiva com a autora, Zaida Muxí Martínez. Recomendamos a leitura! Boa leitura!
Leia aqui o artigo completo e se inspirar! Boa leitura!
Conexões
-
Mulheres, casas e cidades, de Zaida Muxí Martínez
Zaida Muxí repassa neste livro o papel histórico das mulheres na produção e no pensamento da arquitetura e do urbanismo. E reflete sobre como essa presença ? e sobretudo, a ausência recorrente da perspectiva feminina ? impacta nos espaços em que vivemos.
-
Breve história das artistas mulheres, de Susie Hodge
A breve história das artistas mulheres desde os avanços que as artistas mulheres fizeram na luta pela igualdade de gênero, às contribuições feitas por movimentos artísticos. Artistas esquecidas e ofuscadas que agora estão sendo redescobertas e reavaliadas.