?Urbanismo ecológico é uma iniciativa da Graduate School of Design da Harvard University que entende o projeto como uma síntese capaz de conectar a ecologia ao urbanismo. A iniciativa tenta evidenciar métodos imaginativos e práticos para abordar as mudanças climáticas e a sustentabilidade no entorno urbano, entendendo a ecologia como um projeto ético e político que abarca o meio ambiente, não apenas como realidade física, mas também sob o aspecto das relações sociais e da subjetividade humana.?
Em 2014 foi publicado em espanhol e português o primeiro volume de Urbanismo ecológico, uma compilação dos textos surgidos dessa linha de pesquisa e ação urbanística da célebre universidade norte-americana. O surgimento daquele volume acarretou uma série de encontros e debates em diversos países da América Latina e o conjunto de ensaios e obras ora reunidos em Urbanismo ecológico na América Latina. Este novo volume, editado por Mohsen Mostafavi, Gareth Doherty, Marina Correia, Ana María Durán Calisto e Luis Valenzuela, apresenta a realidade complexa e poliédrica da América Latina com base em sete eixos temáticos ? antecipar, colaborar, sentir, incluir, mobilizar, curar, adaptar ?, dialogam com a publicação original, explorando novas interpretações.
Parques, sistemas fluviais, chinampas, São Paulo, Santiago, infraestruturas educacionais, mobilidade, agroecologia, Diana Wiesner, Elemental, Ermínia Maricato, Tomás Saraceno, Solano Benítez, Guilherme Wisnik, Teresa Moller, Carla Juaçaba? A multiplicidade de casos e abordagens contidos nesta obra oferece um panorama excepcional para o debate dos fenômenos urbanos e políticos sob o foco da ecologia e da sustentabilidade.
Moshen Mostafavi é arquiteto, educador, decano da Graduate School of Design (GSD) da Harvard University e catedrático de projetos Alexander and Victoria Wiley, focando o seu trabalho nos modos e processos de urbanização e na interface entre tecnologia e estética. Já participou do comitê diretor do prêmio Aga Khan de Arquitetura e foi um dos jurados da Holcim Foundation e da Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA). Seus livros incluem La superficie de la arquitectura (2002), Approximations (2002), Landscape Urbanism (2004) y Structure as Space (2006).
Gareth Doherty é diretor do programa de Mestrado em Arquitetura da Paisagem e professor associado de Arquitectura Paisagista na Harvard University Graduate School of Design.
Marina Correia é arquiteta e professora de projeto de arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui título de doutorado pela Universidade de São Paulo, mestrado pela Graduate School of Design (GSD) da Harvard University e bacharelado pela City University de Nova York.
Ana María Durán Calisto é arquiteta, urbanista e planejadora ambiental formada pela Universidad San Francisco de Quito e pela University of Pennsylvania e cofundadora do Estudio A0, Quito, Equador.
Luis Valenzuela é pesquisador associado do Centro para Conflito Social e Estudos de Coesão, Diretor do Centro de Inteligência Territorial da Universidad Adolfo Ibáñez, Santiago de Chile, e professor-titular do Design LAB dessa instituição.
Largura
17.00 cm
Altura
25.00 cm
Comprimento
3.00 cm
Peso
1100.00 g